Em sua 11ª edição, a coordenação do Prêmio Total de Qualidade Anogre-BR (PQTA) premiou 111 cartórios extrajudiciais do Brasil, 35% a mais comparado a 2014. O estado de Mato Grosso contou com 39 cartórios premiados sendo destaque em participação. Santa Catarina foi o segundo estado com maior número de participantes, com 21 no total.
A cerimônia aconteceu durante o XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, realizado entre os dias 15 a 19 de novembro, em Balneário Camboriú, SC.
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) recebeu um troféu como homenagem da Anoreg/BR. A presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, está muito satisfeita com o destaque obtido pelo Estado de Mato Grosso na premiação nacional de qualidade dos cartórios.
“É uma grande satisfação para mim, pois estamos investindo em programas de implantação da Norma Técnica NBR 15906/2010 há aproximadamente três anos, demonstrando a preocupação não só da diretoria da Anoreg/MT, mas também dos cartórios mato-grossenses em alcançar índices satisfatórios de qualidade e gestão visando comodidade para nosso usuário”.
Já no segundo ano consecutivo do prêmio o Estado de Mato Grosso conta com o maior número de inscritos e o maior número de premiados é uma avaliação muito positiva das Serventias, seriamente engajadas em levar os benefícios que asseguram aos seus colaboradores e usuários, gestão da qualidade, empreendedorismo, inovação e responsabilidade social.
“Estou muito orgulhosa dos cartorários mato-grossenses que ousaram participar do prêmio, sabedora que neste ano ainda, muitos outros também devem aderir e obter êxito no prêmio de creditação mato-grossense”
O destaque da certificação foi em todas as categorias, sendo que 8 (oito) conquistaram a categoria OURO, 8 (oito) DIAMANTE, 18 (dezoito) PRATA e 5 (cinco) BRONZE. Confira a lista completa dos ganhadores aqui:
“Transformar o usuário em cliente e profissionalizar o nosso atendimento já é a realidade em 39 serviços notariais e registrais mato-grossenses. As avaliações dos notários, registradores e seus prepostos, que já participaram dos treinamentos nos Polos de Sinop, Juina, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Cuiabá, reconhecem a utilidade dos métodos e técnicas de qualidade para o controle e melhoria dos processos de trabalho, e a importância das informações apresentadas nos treinamentos, para o exercício de uma reflexão crítica sobre a realidade nas serventias”. Comenda a presidente.
O PQTA tem como objetivo o reconhecimento de ofícios que atendam requisitos de excelência e de qualidade na gestão organizacional e também na prestação de serviços aos usuários. Cada cartório foi premiado de acordo com o resultado da auditoria coordenada pela Associação Portuguesa de Certificação – APCER Brasil. Foram convidados a participar todos os cartórios brasileiros, de todas as especialidades, independente do tamanho, número de funcionários e localização geográfica.
“Sabemos que ainda serão inúmeras as dificuldades a serem enfrentadas para implantação de mudanças, notadamente porque a qualidade total implica em envolvimento, exigindo mudança de comportamento, e comprometimento de todos, em todos os níveis hierárquicos das serventias, mas estamos confiantes em relação aos resultados, e convictos que de alguma forma, esse programa PEGSNR em andamento fomentará reflexões e subsidiará decisões daqueles que planejam o desenvolvimento para obtenção da excelência”. Finaliza.
Entre os critérios foram avaliados os seguintes requisitos de gestão: Estratégia, gestão operacional, gestão de pessoas, instalações, gestão da segurança e saúde no trabalho, entre outros. As auditorias foram realizadas nos estabelecimentos durante os meses de agosto e setembro. A presidente finaliza coma seguinte frase “Então, sejamos persistentes, pois “A persistência transpõe todo obstáculo.” (Sêneca).