XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO É ENCERRADO COM ENTREGA DA 12ª EDIÇÃO DO PQTA

Cerimônia de entrega do PQTA tem participação do Ministro STJ , Marco Aurélio Mello.

 Os quatro dias de evento foram encerrados com a entrega da 12ª premiação do Prêmio de Qualidade Total Anoreg-BR (PQTA), na noite desta sexta-feira (18/11), realizado no Armazém Uzina, em Maceió (AL).

O evento foi iniciado com o agradecimento do presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, que destacou o sucesso durante os dias do Congresso. “O evento foi produtivo e saudável, obrigado à Anoreg-AL e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio”, afirmou. O anfitrião, Rainey Marinho, também agradeceu aos participantes. “Fico orgulhoso por organizar este evento e por proporcionar este Congresso em Alagoas, foi um momento abençoado e só foi possível pela presença dos congressista. Obrigado a todos,” agradeceu.

Após os agradecimentos, o cerimonialista convidou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, para discursar aos convidados.  Marco Aurélio aproveitou para mencionar a extrema necessidade de se aprimorar sobre as matérias que envolvem o serviço extrajudicial “A ocasião é propicia para a reflexão e o aprimoramento. O saber é, e será sempre uma obra inacabada. Pobre de espírito é o homem que já se sinta em uma posição que aporte o campo do conhecimento  a cada passo que nós damos ao lidar com a coisa lei nós percebemos que devemos nos aprimorar, no campo técnico e humanístico. Considerada a realização do XVIII Congresso cumprimento o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, quanto ao anfitrião que nos recebe neste Estado maravilhoso que é Alagoas, cuja a a natureza é insuperável, e em termos de acolhimento. Tenho certeza que todos saíram com o encerramento do Congresso enriquecidos para persistir na arte de servir e bem servir aos cidadãos”.

O ministro destacou em seu discurso a atuação notarial e de registro da classe. “Digo em primeiro lugar que se implementa nos cartórios um serviço público da maior gradação, segundo lugar que nós, servidores gêneros lidamos com a coisa lei e ao fazer dever ter um cuidado maior do que teríamos se tratássemos de coisas particulares. Os senhores exercem a atividade em caráter privado, isso quanto a organização, administração, documentação e a segurança jurídica. Não se pode no saudosismo que deve se estar implantado voltar-se a fase anterior e que se desconhecia essa privacidade que aqui me referia como atuação, atuação verdadeiramente estatal, constituinte de 1988 fez uma opção pelo privado”, declarou.

 

E ainda salientou a segurança jurídica presentes nos cartórios. “O Brasil precisa de homens públicos que observem as leis existentes. Os cartórios de notas e de registros são para mim verdadeiras oficinas da segurança jurídica, o que o Brasil precisa é de uma complementação maior e de abandonar a adoção do critério de plantão. O que Brasil precisa instintivamente é um maior amor da Constituição Federal e acima de tudo o Brasil precisa de um banho de ética. Mãos a obra e que pensemos não no Brasil para nós, próprios usufruir, mas no Brasil para os nossos filhos e nossos netos”, finalizou Marco Aurélio.

Em seguida, o presidente do Conselho da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), Nigel Croft parabenizou os cartórios que participaram da 12ª edição do PQTA.  “Hoje estamos premiando 106 cartórios alguns se destacaram mais que outros, mas estão todos no caminho. Eu quero parabenizar a todos que tomaram o primeiro passo a iniciativa de buscar a qualidade, a satisfação das pessoas que aparecem em seus cartórios, ao mesmo tempo também de defender os interesses da sociedade brasileira. Vocês identificaram as boas práticas e elas devem ser identificadas. A APCER tem o orgulho de estar aqui e premiar a todos que participaram do PQTA”, afirmou.

Em seguida, a diretora do PQTA, Laura Vissotto entregou os prêmios aos titulares dos cartórios. Ao todo foram premiados 106 cartórios, as premiações se dividiram entre diamante, ouro, prata e bronze.

O PTQA premia os ofícios notariais e de registro de todo o país e incentiva a melhoria dos serviços prestados para a sociedade brasileira. Os vencedores atendem aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários que são avaliados pela entidade independente APCER. Cada cartório foi premiado de acordo com o resultado da auditoria coordenada pela APCER Brasil.

Na ocasião Rogério Bacellar foi homenageado pelos diretores da instituição com uma placa de reconhecimento prestado nesses 15 anos na gestão da Anoreg-BR. A noite foi finaliza com o jantar de confraternização para todos os convidados presentes.