Foi realizada durante o encerramento do último XVIII Congresso de Direito Notarial e de Registro, em Maceió/AL (18.11), a entrega do Prêmio de Qualidade Total da ANOREG/BR. A premiação marcou a condecoração de 24 cartórios de oito Estados diferentes na categoria Ouro da principal premiação nacional da atividade extrajudicial brasileira.
O PQTA é a oportunidade das serventias avaliarem se atendem aos requisitos de qualidade de gestão organizacional, oferecendo a oportunidade, após avaliação da auditoria, de realizar um trabalho de constante aperfeiçoamento de gestão e atendimento. O interesse dos titulares é a busca pela evolução em todos os níveis de excelência em seu serviço, fato que contribui significativamente para a imagem perante os usuários do serviço e consequentemente, para a imagem de toda a atividade.
O Registro Civil das Pessoas Naturais de Interdição e Tutela e Tabelionato de Notas de Aparecida de Goiânia teve como meta o estabelecimento de processos de gestão, segundo o oficial Rodrigo Barbosa Oliveira e Silva. “Um critério único foi criado para que não houvesse dispersão da gerência da serventia, bem como uma divisão apropriada de responsabilidades dos funcionários e o incentivo à evolução profissional dos colaboradores. Basicamente estes foram os pontos que nos levaram a ganhar o prêmio”, revelou.
O mesmo caminho foi tomado pelo Tabelionato de Notas, Registro Civil e Registros de Contratos Marítimos, administrado pelo Oficial Bruno Quintiliano da Silva Vieira. “O recebimento do prêmio mostra que estamos no caminho certo, pois desde o ano passado, procuramos aprimorar a nossa administração e conseguimos entregar as nossas tarefas nos prazos estabelecidos, e isso se reflete para o usuário na forma de como ele é atendido, porque sai do cartório satisfeito com o atendimento que recebeu”, explica.
Outro cartório de Goiânia que também recebeu o prêmio Ouro na sua primeira participação, foi o Registro de Imóveis, Títulos e Documento Civil das Pessoas Jurídicas, Registro Civil das Pessoas Naturais e Interdição e Tutela de Padre Bernardo. “Transformamos um cartório todo manual em uma serventia informatizada, com equipamentos novos, mesas, cadeiras e tudo mais. Também investimos em treinamentos para os funcionários e em como eles poderiam atender melhor o cliente. Então o prêmio veio como um reconhecimento pelo nosso trabalho árduo e vamos nos esforçar ainda mais para manter, e até melhorar, nossa colocação para o próximo ano”, salientou o registrador Gustavo Pioto.
O oficial da serventia de Registro Civil e Notas de Juruena (MT), José Diomedes Pacheco, destacou que o prêmio é uma prova de que investir na área social é uma tendência. “Para mim este prêmio foi extremamente gratificante, pois nos preocupamos com o lado pessoal do indivíduo, tanto funcionário como cliente, e receber este prêmio mostra que isso é levado em conta, o que demonstra uma tendência de atuação”, contou.
Os cartórios ganhadores na categoria Ouro do PQTA foram:
8º Ofício – Registro Civil Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas / Brasília (DF),
Cartório do 2º Oficio de Notas do Juízo de Vitória / Vitória (ES),
2º Tabelionato de Notas, Protesto, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas / Porangatu (GO),
Cartório de Registro de Imóveis e 1º Tabelionato de Notas / Caldas Novas (GO),
Cartório do 2º Oficio de Notas e Anexo/ Padre Bernardo (GO),
Cartório Registro Civil das Pessoas Naturais de Interdição e Tutela e Tabelionato de Notas / Aparecida de Goiânia (GO),
Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos Civil das Pessoas Jurídicas / Padre Bernardo (GO),
Registro de Imóveis e Tabelionato 1º de Notas de Pirenópolis / Pirenópolis(GO),
Sétimo Tabelionato de Goiânia / Goiânia (GO)
Tabelionato de Notas e Registro de Imóveis de Formosa / Formosa (GO),
Tabelionato de Notas, Tabelionato e Oficialato de Registro de Contratos Marítimos e Civil / Aparecida de Goiânia (GO),
2º Tabelionato de Notas Comarca de Pouso Alegre / Pouso Alegre (MG),
1º Oficio de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos da Comarca de Tapurah / Tapurah (MT),
Cartório de Paz e Notas de Coxipó da Ponte / Cuiabá (MT),
Cartório de Registro Civil e Notas de Juruena / Juruena (MT),
Primeiro Oficio de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos da Comarca de Nova Ubirata / Nova Ubiratã (MT),
Primeiro Oficio de Registros de Imóveis, Títulos e Documentos da Comarca de Querência / Querência (MT),
Cartório 2º Ofício de Itaboraí / Itaboraí (RJ),
Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Joinville / Joinville (SC),
Joinville Oficio Registro Imóveis e Hipotecas 2º Circunscrição / Joinville (SC),
Oficio do Registro de Imóveis da Comarca de Urubici / Urubici (SC),
Registro de Imóveis de Barra Velha / Barra Velha (SC),
1º Oficial de Registro de Imóveis de Ribeirão Preto / Ribeirão Preto (SP),
Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Jundiaí / Jundiaí (SP).
Sobre o prêmio
Desde 2005, o PQTA é considerado referência em avaliação na prestação de serviços aos usuários, padronizando um serviço de qualidade entre os cartórios brasileiros. O presidente da Anoreg/BR, Rogério Portugal Bacellar, e a diretora de Qualidade, Laura Ribeiro Vissotto foram os responsáveis pela entrega dos prêmios aos 106 cartórios vencedores, sendo as premiações divididas entre Troféu Especial, Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa.
Os principais benefícios do PQTA são: Aumento da conscientização, envolvimento e motivação da equipe; Aumento da satisfação e fidelização dos usuários dos serviços; Melhoria da imagem institucional da categoria e fortalecimento da credibilidade da serventia perante a comunidade local; Diferenciação competitiva da marca em relação aos concorrentes; Ganhos significativos em eficiência nos processos internos e na qualidade dos serviços prestados; Redução de custos e melhoria da rentabilidade da serventia decorrente da otimização dos processos.